segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Profª Clara Meireles Teles
Av. Manoel Antonio dos Santos, 865

Projeto Brincando com o folclore

Itabaiana /SE
Agosto/2010

ELABORAÇÃO:
EQUIPE DE PROFESSORES:
Bernadete Paes da Costa
Carmen Lúcia de Menezes
Cristiane Alves da Cunha
Elizângela Reis Almeida
Gicélia Cardoso Monteiro
Gicelma Dantas Coelho Santana
Josefina Francisca de Moraes
Lúcia da Costa Lima
Luciene Soares de Oliveira Cruz
Márcia Luísa dos Santos
Maria Augusta Nascimento Morais
Maria do Carmo Costa
Maria do Carmo Souza A. Fontes
Maria Elizabete de Souza
Maria Ilma Araujo
Maria Jose Carvalho Lima
Maria Joseiza Martires Melo
Maria Josiene Rezende Santos
Maria Odete Paes da Costa
Melânia Oliveira dos Santos
Patrícia Nunes de Oliveira Mendonça
Rejane Lima Santos
Tatiana Oliveira Santos
Valneide Santos Oliveira Lima
EQUIPE DIRETIVA:
Silvana Mércia Santana Lima
Nicélia Nascimento Santos
Daniela da Silva Nascimento

ITABAIANA –SE
2010


1- Introdução:

As crianças estão passando por uma transição na linguagem, nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta: Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas.
Segundo Radespiel (2008), cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece a sua volta. Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa história, as pessoas comuns de toda as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore, pensamos no folclore como um grande quebra-cabeça um grande brinquedo, em que cada peça e fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas são as peças que formam a cultura brasileira, quanto mais se brinca como esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.


2- Objetivos:

• Geral:

 Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

• Específicos:

 Promover condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes referentes ao folclore.
 Trabalhar os personagens mais conhecido do folclore;
 Reconhecer e valorizar a importância da cultura em nossa vida;
 Desenvolver a expressão oral e corporal das crianças;
 Refletir sobre o que é folclore;
 Resgatar sobre o que é folclore;
 Conhecer as características do folclore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário