.Relatório de atividades do Programa Mais Educação




A Escola Mul. Professora Clara Meireles Teles, situada no centro da cidade de Itabaiana, atende 120 (cento e vinte) alunos no Programa Mais Educação, são moradores dos bairros Campo Grande, Coruja, Sitio Porto, São João e de ruas próximas a escola. A escola foi escolhida pela Secretaria de Educação para participar do Programa Mais Educação como forma de atender e amparar aqueles alunos ociosos, cujo tempo era ocupado nas ruas dos bairros após os turnos das aulas. Os pais saem para trabalhar às 7h e retornam ao entardecer deixando-os sozinhos. E este programa é de suma importância para nossa comunidade interna e externa, ao aderirmos o programa visamos acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer. A implantação do programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos como falta de monitores e parceiros para ceder o espaço físico, pois não dispomos de área livre para a pratica das atividades de recreação. Mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar e começamos as atividades no dia 23 de novembro e encerramos no dia 10 de dezembro de 2009.

Os alunos da escola são de famílias simples, de baixa remuneração, deixando transparecer os problemas sociais oriundo da estrutura familiar. Diante da situação o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças dos bairros, além disso fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive.

A implantação do programa ocorreu com a participação da comunidade escolar e a presença de pais. Nas reuniões com os pais demonstramos a importância do programa para os seus filhos e a necessidade da participação da família com agente incentivador da proposta do programa.

As oficinas do Programa Mais Educação na Escola Mul. Professora Clara Meireles Teles que mais atraíram os alunos foram sem dúvida as oficinas de Letramento, Recreação e Dança as quais influenciaram de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades.

Tivemos a participação dos alunos da Escola Mul. Professora Nivalda Lima, através do “Baú de Leitura”. Foi muito importante pois os alunos participaram ativamente, a coordenadora pedagógica no município de Itabaiana a professora Vitória procurava sempre nos ajudar no desenvolvimento do programa. Os monitores de Letramento, Matemática, Recreação e Dança realizaram as atividades neste período como voluntários.

Desenvolvemos o programa através de oficinas seguindo o horário estabelecido pela escola para atender as 06 (seis) turmas, sendo assim distribuídas: três turmas pela manhã às 8h e três turmas pela tarde com termino às 15h.

A Fanfarra:

Em nossa escola não foi realizada a oficina por não termos recebido os instrumentos.

Letramento:

A dificuldade da leitura pelos alunos das séries iniciais, talvez seja pela falta de habito. A oficina de Letramento busca aguçar o conhecimento de mundo do aluno, pois o mundo em que vivemos requer uma leitura e interpretação adequando ao contexto de um mundo globalizado. O letramento visa dá subsídio para que nossos alunos façam uma leitura correta de nossa língua e do mundo que nos rodeia. Assim a monitora em conjunto com as professoras das turmas utilizou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva e eficaz.

















A oficina de leitura foi a mais explorada, a monitora em conjunto com as professoras da escola fizeram valer, através de livros infanto-juvenis e gibis. Por falta de espaço não foi criado um local próprio no qual os alunos pudessem sentar e ler à vontade, a oficina era realizada em sala de aula.



Oficina de Matemática:

Após conversa com as professoras da escola, elas relataram que a maior dificuldade dos alunos era as operações fundamentais. A monitora organizou atividades de simulação comercial as situações cotidianas ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitam a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extra escolar e levam as crianças a se interessar pela disciplina.



















Recreação:



As oficinas de recreação tiveram a participação ativa dos alunos, pois era o momento que eles tinham para relaxar, nessa oficina os alunos tiveram vários jogos a disposição dos mesmos entre os jogos temos os baralhos educativos, os dominós, as damas, os bingos e entre outras atividades que fluíam do entrosamento entre alunos e monitores.

















Para um dia de lazer foi realizada um excursão para a Serra de Itabaiana e Visita ao Parque dos Falcões. Eles adoraram, pois tiveram um contato direto coma a natureza.

O Programa mais Educação mais Educação em nossa escola está apenas começando, nesse ano de 2010 será muito melhor graças a experiência que tivemos no ano anterior e evitaremos erros cometidos. Os monitores de Letramento e matemática, trabalharão em conjunto com a equipe de professores para amenizar as dificuldades que vem sendo detectadas nessas disciplinas. O objetivo dessa parceria é o de melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos nessa área e em outras.

























SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUL. PROF.ª CLARA MEIRELES TELES













RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





















FEVEREIRO/2010

ITABAIANA/SE

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:



INSTITUIÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL PROF;ª CLARA MEIRELES TELES

CÓDIGO: 28033221

ENDEREÇO: AV- MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS, 865

BAIRRO: CENTRO

CEP: 49.500.000

ITABAIANA – SE









EQUIPE TÉCNICA:







DIRETORA: PROF.ª SILVANA MÉRCIA SANTANA LIMA

SECRETÁRIA: DANIELA DA SILVA NASCIMENTO















FEVEREIRO/2010

ITABAIANA/SE