segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Profª Clara Meireles Teles
Av. Manoel Antonio dos Santos, 865

Projeto Dia do amigo

Itabaiana /SE
Julho/2010
ELABORAÇÃO:
EQUIPE DE PROFESSORES:
Bernadete Paes da Costa
Carmen Lúcia de Menezes
Cristiane Alves da Cunha
Elizângela Reis Almeida
Gicélia Cardoso Monteiro
Gicelma Dantas Coelho Santana
Josefina Francisca de Moraes
Lúcia da Costa Lima
Luciene Soares de Oliveira Cruz
Márcia Luísa dos Santos
Maria Augusta Nascimento Morais
Maria do Carmo Costa
Maria do Carmo Souza A. Fontes
Maria Elizabete de Souza
Maria Ilma Araujo
Maria Jose Carvalho Lima
Maria Joseiza Martires Melo
Maria Josiene Rezende Santos
Maria Odete Paes da Costa
Melânia Oliveira dos Santos
Patrícia Nunes de Oliveira Mendonça
Rejane Lima Santos
Tatiana Oliveira Santos
Valneide Santos Oliveira Lima
EQUIPE DIRETIVA:
Silvana Mércia Santana Lima
Nicélia Nascimento Santos
Daniela da Silva Nascimento

ITABAIANA –SE
2010

1- Justificativa:

Como a escola é um espaço de apropriamento do conhecimento e as crianças já se adaptaram ao convívio escolar. Nessa perspectiva, esse projeto busca trabalhar o respeito, a diversidade e a socialização com o outro.
Nós não vivemos sozinhos, além das pessoas da nossa família existem outras que merecem nosso carinho e amizade.

2- Objetivos:

• Geral:

 Valorizar a socialização com o outro.

• Específicos:

 Estimular o convívio humano;
 Trabalhar a importância da socialização;
 Valorizar a diversidade;
 Desenvolver as competências sociais entre as crianças.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Profª Clara Meireles Teles
Av. Manoel Antonio dos Santos, 865

Projeto do Dia do estudante

Itabaiana /SE
Agosto/2010
ELABORAÇÃO:
EQUIPE DE PROFESSORES:
Bernadete Paes da Costa
Carmen Lúcia de Menezes
Cristiane Alves da Cunha
Elizângela Reis Almeida
Gicélia Cardoso Monteiro
Gicelma Dantas Coelho Santana
Josefina Francisca de Moraes
Lúcia da Costa Lima
Luciene Soares de Oliveira Cruz
Márcia Luísa dos Santos
Maria Augusta Nascimento Morais
Maria do Carmo Costa
Maria do Carmo Souza A. Fontes
Maria Elizabete de Souza
Maria Ilma Araujo
Maria Jose Carvalho Lima
Maria Joseiza Martires Melo
Maria Josiene Rezende Santos
Maria Odete Paes da Costa
Melânia Oliveira dos Santos
Patrícia Nunes de Oliveira Mendonça
Rejane Lima Santos
Tatiana Oliveira Santos
Valneide Santos Oliveira Lima
EQUIPE DIRETIVA:
Silvana Mércia Santana Lima
Nicélia Nascimento Santos
Daniela da Silva Nascimento

ITABAIANA –SE
2010


1- Justificativa:

Desde os primeiros anos de vida, começa nossa vida de estudante. São os primeiros passos ao encontro do saber, de um novo aprendizado por isso a importância de se comemorar o dia do estudante.


2- Objetivos:

• Geral:

 Valorizar o papel do estudante.

• Específicos:

 Fortalecer os vínculos entre estudante e escola;
 Estimular a relação professor e aluno;
 Promover a socialização dos estudantes;

3- Desenvolvimento:

As atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula são:
 Pesquisas;
 Leituras e interpretação de textos;
 Debates;
 Abc do estudante;
 Oração do estudante;
 Pintura e colagem;
 Confecção de cartazes;
 Confecção de lembrancinhas;
 Montagem de murais.

4- Avaliação:

A avaliação será continua pelo professor conforme o interesse da criança e do seu desenvolvimento nas atividades.

5- Culminância:

Exposição dos trabalhos e atividades recreativas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Profª Clara Meireles Teles
Av. Manoel Antonio dos Santos, 865

Projeto Brincando com o folclore

Itabaiana /SE
Agosto/2010

ELABORAÇÃO:
EQUIPE DE PROFESSORES:
Bernadete Paes da Costa
Carmen Lúcia de Menezes
Cristiane Alves da Cunha
Elizângela Reis Almeida
Gicélia Cardoso Monteiro
Gicelma Dantas Coelho Santana
Josefina Francisca de Moraes
Lúcia da Costa Lima
Luciene Soares de Oliveira Cruz
Márcia Luísa dos Santos
Maria Augusta Nascimento Morais
Maria do Carmo Costa
Maria do Carmo Souza A. Fontes
Maria Elizabete de Souza
Maria Ilma Araujo
Maria Jose Carvalho Lima
Maria Joseiza Martires Melo
Maria Josiene Rezende Santos
Maria Odete Paes da Costa
Melânia Oliveira dos Santos
Patrícia Nunes de Oliveira Mendonça
Rejane Lima Santos
Tatiana Oliveira Santos
Valneide Santos Oliveira Lima
EQUIPE DIRETIVA:
Silvana Mércia Santana Lima
Nicélia Nascimento Santos
Daniela da Silva Nascimento

ITABAIANA –SE
2010


1- Introdução:

As crianças estão passando por uma transição na linguagem, nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz de conta: Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas.
Segundo Radespiel (2008), cada povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece a sua volta. Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas, ou para contar passagens importantes da nossa história, as pessoas comuns de toda as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore, pensamos no folclore como um grande quebra-cabeça um grande brinquedo, em que cada peça e fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas são as peças que formam a cultura brasileira, quanto mais se brinca como esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.


2- Objetivos:

• Geral:

 Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

• Específicos:

 Promover condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes referentes ao folclore.
 Trabalhar os personagens mais conhecido do folclore;
 Reconhecer e valorizar a importância da cultura em nossa vida;
 Desenvolver a expressão oral e corporal das crianças;
 Refletir sobre o que é folclore;
 Resgatar sobre o que é folclore;
 Conhecer as características do folclore.

Projetos

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA
Secretaria Municipal de Educação
Escola Municipal Profª Clara Meireles Teles
Av. Manoel Antonio dos Santos, 865




Trânsito na Escola















Itabaiana /SE
Setembro/2010
ELABORAÇÃO:
EQUIPE DE PROFESSORES:
Bernadete Paes da Costa
Carmen Lúcia de Menezes
Cristiane Alves da Cunha
Elizângela Reis Almeida
Gicélia Cardoso Monteiro
Gicelma Dantas Coelho Santana
Josefina Francisca de Moraes
Lúcia da Costa Lima
Luciene Soares de Oliveira Cruz
Márcia Luísa dos Santos
Maria Augusta Nascimento Morais
Maria do Carmo Costa
Maria do Carmo Souza A. Fontes
Maria Elizabete de Souza
Maria Ilma Araujo
Maria Jose Carvalho Lima
Maria Joseiza Martires Melo
Maria Josiene Rezende Santos
Maria Odete Paes da Costa
Melânia Oliveira dos Santos
Patrícia Nunes de Oliveira Mendonça
Rejane Lima Santos
Tatiana Oliveira Santos
Valneide Santos Oliveira Lima
EQUIPE DIRETIVA:
Silvana Mércia Santana Lima
Nicélia Nascimento Santos
Daniela da Silva Nascimento

ITABAIANA –SE
2010


 1- Introdução:

O trânsito é tratado, como um dos problemas sociais mais grave do mundo contemporâneo. O crescimento acelerado das cidades e a necessidade que o homem tem se deslocar de um lugar para outro tem contribuído para o aumento de números de carros circulando pelas ruas e rodovias. Isto tem gerado problemas como: poluição ambiental, congestionamento, acidentes, competitividade e o transito cada mais egoísta e agressividade e muitas vezes o carro se torna uma arma nas mãos de alguns homens e muitas inocentes tem pagado com a vida, pelos atos impensados.
É preocupante o alto índice de acidentes registrados em nossas rodovias de todo país. É preciso fazer algo! A escola exerce um papel importante na transformação da Sociedade e precisa rever seus valores e suas praticas educativas como canal de informações para o educando, objetivando conscientizar os condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito.

2- Justificativa:

Esse projeto transito na escola, destina-se subsidiar, em noções de transito, o trabalho do professor no sentido de contribuir, sobretudo, para diminuir as causas e os efeitos dos acidentes de transito, especialmente, com crianças e adolescentes.
Sabemos que não é uma tarefa fácil, é necessário que todos percebam que com atitudes adequadas no transito podem salvar vidas, evitando acidentes que causam mortes e deficiências físicas.
O projeto será desenvolvidos nas séries iniciais para que os alunos adquiram conhecimento básico sobre a legislação e assim possam conhecer e respeitar as leis vigentes sobre o trânsito tornando-se cidadãos participativos e multiplicadores da idéia de um trânsito seguro.
Esperamos que por meio desse projeto nossos alunos possam dar os primeiros passos na Educação para o trânsito e avançar em busca dessa consciência comprometida com a valorização da vida.

3- Objetivos:

• Geral:

 Desenvolver atitudes e valores essenciais a vida plena e a convivência social justa por meio da educação e do ensino do trânsito;

• Específicos:

 Promover condições favoráveis do desenvolvimento de atitudes e habilidades no que se refere ao sistema de transporte, trânsito e tráfego;
 Transmitir aos alunos conhecimentos de Educação de Trânsito, dentro das normas do Código do trânsito brasileiro;
 Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias publicas;
 Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
 Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, humildade, etc;
 Reconhecer a importância do Agente de Transito, como fator de segurança.

ANEXOS: